Atividades da missão

 RELATÓRIO DE ATIVIDADES – EQUIPE ALÉM FRONTEIRA – NIPEPE E CUAMBA

Novembro, 2010
RELATÓRIO DE ATIVIDADES

·         Mulheres, Homens e Jovens – Formação e Informação

             Trabalhamos com 1500 mulheres, 600 homens, 2450 jovens (rapazes e raparigas) com informação sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e o viris HIV-SIDA (AIDS). O trabalho aconteceu em 4 zonas com 38 comunidades. As palestras foram feitas através de filmes sobre as formas de contrair o vírus HIV –SIDA e slides sobre as DST onde era apresentado o nome das doenças, o vírus ou a bactéria transmissora os sintomas, imagens dos órgãos sexuais com as doenças e as plantas de ajudam a aliviar os males causados pelas doenças.

            Num segundo momento ensinamos a fazer chás, xarope e pomadas das plantas medicinais apresentadas. Está previsto a continuidade deste trabalho atendendo mais 6 zonas com 42 comunidades. 

 ·         Educação – Escola

            Continuamos com a organização da sala pedagógica, como os meios de conteúdo são escassos os que conseguimos com amigos do setor de educação no Brasil estamos reproduzindo.     Em maio iniciamos uma turma de alfabetização “Assoletrando”, é um reforço escolar visando crianças e adolescentes de 10 a 14 anos que cursam da 3ª a 7ª classe e não percebem nem o alfabeto. A metodologia (Pedagogia da Autonomia – de Paulo Freire) é a mesma empregada para com os jovens da 11ª classe; usamos da co-relação, ou seja, ligar a letra a objetos do seu dia-a-dia. A metodologia gera liberdade de expressão (verbal e corporal) através de dinâmicas. No entanto, os mais velhos têm o embaraço de estarem em meio aos mais novos e a pouca percepção do idioma oficial, mas eles têm um ponto forte e gratificante o querer aprender. 

   Segue algumas fotos da escola Padre Menegon, escola secundária da Diocese de Lichinga

 Vista bloco salas de aulas, alpendre, biblioteca, secretaria, quadra de esportes e pátio

         Saúde – mutilados de lepra

            Atendemos 130 pessoas mutiladas de lepra em 18 zonas da paróquia de São Miguel Arcanjo em Cuamba, com 96 comunidades, entre homens e mulheres que se beneficiaram com os seguintes itens:manta e um lençol – devido à chegada do frio, um pedaço de sabão, um quilo de sal, vitaminas e pomadas para as feridas. Encaminhamento ao hospital as pessoas que apresentaram suspeita da doença e acompanhamento sistemático aos doentes.       

  ·         Centro Nutricional:

CRIANÇAS ATENDIDAS NO CENTRO NUTRICIONAL EM NIPEPE

 01 ▪ AGOSTINHO FERNANDO

02 ▪ CORNÉLIO CELESTINO

03 ▪ CASTO CELESTINO

04 ▪ GILDA ADRIANO

05 ▪ CAROLINA TAVARES

06 ▪ SABADO CARLOS

07 ▪ HED MAURÍCIO

08 ▪ NAZARENA

09 ▪ CARLOTA VALENTIN

10 ▪ CONFINADO SALVADOR

11 ▪ FIRASA ANTONIO

12 ▪ TÉRCIO ANTONIO

13 ▪ PASCIÊNCIA JOÃO

14 ▪ ESTEFÂNIA ALBERTO

15 ▪ INVOLOWE MARCELINO

16 ▪ CONHECIDO SEGREDO

17 ▪ DELFINO CALAR-ME

18 ▪ ESTÁGIO ALFREDO

19 ▪ CONSTÂNCIA ZACARIAS

20 ▪ BENTO ALVES

21 ▪ FRANCISCA QUIRIQUINTO

22 ▪ FRANCISCO SELEMANE

23 ▪ MARCIA MALILZA

24 ▪ ERNESTINA ROBENI

25 ▪ BESTE ANTÔNIO

26 ▪ CECILIA ILARIO

27 ▪ NELSOM BEADIO

28 ▪ ERMELINDA MANUEL

29 ▪ MARTOVE JOÃO

30 ▪ NARCINA NITO

      Quando a criança chega ao Centro Nutricional, é preenchida uma ficha contendo as seguintes informações:

NOME:

DATA NASCIMENTO:

PÊSO NASCIMENTO:

PAI:

MÃE:

IRMÃOS:

INÍCIO TRAT.:

PÊSO INICIO TRATAMENTO.:

RESIDÊNCIA:

OUTROS:

 O atendimento é personalizado até a criança recuperar o peso ideal. Nesse período tem acompanhamento médico no hospital e também através da medicina verde, ou seja, a cura através das plantas tem ajudado a recuperar com mais rapidez as crianças 

 ALIMENTAÇÃO: Para recuperação mais rápida e manutenção do peso fornecemos a cada 15 dias uma pequena cesta básica contendo os seguintes produtos: 2 kg de feijão, 2 kg arroz, 2 kg açúcar, 3pacotes de macarrão, 15 pacotinhos de biscoito próprio para crianças, 15 chupa-chupa, 7 latas de sardinha ou atum, 4 latas de leite lactogen 1 ou do leite de saco, 1 litro de óleo, 1.500 kg de amendoim, 1 kg sal, 3 kg farinha de chima para fazer papinha, 2 latas de multimistura, pó de folhas: feijão, batata, nhewe, munequele.

 

HIGIENE: 2 sabonetes, meio barra de sabão.

 ROUPA: Diversas                                          

                                                                                                                                                                                                                                             

  ·         Curso sobre Medicina Verde: 

Participaram 24 pessoas de 03 distritos. Neste curso estudamos as doenças e as plantas que ajudam no tratamento delas. Na parte da manhã vímos a parte teórica sobre as doenças, sintomas e suas reações e na parte da tarde, fabrico de pomadas, xaropes, multimistura. No terceiro fomos ao mato para conhecer as plantas e arvores que servem para fazer remédio. Além das plantas conhecemos também as frutas e seus benefícios. Materiais usados, além do quadro, giz, caneta e papel, projetaram filmes e slides. 

 

 ·         Promoção da Mulher e da Jovem:    

            Iniciamos as atividades de trabalhos manuais para mulheres em março, após a época de plantio. 

             Trabalho com as raparigas e adolescentes – Pouco a pouco reiniciamos as atividades, é um trabalho paciente pois as meninas tem interesse mas são lentas na  aprendizagem. 

 

            Trabalho com as mulheres ou mamãs – Reiniciamos com as aulas nas maquinas de costuras para um maior entrosamento e controle das mesmas, objetivando a confecção de pastas, bonecas e roupas de capulanas (tecidos tradicional). Além de chapéus e pastas em crochê com lã.

            Como mencionado no ultimo relatório sobre perspectiva de atingir outras mamãs, começamos com a iniciação de costura manual e corte com as mamãs do “Centro Nutricional”, local onde as crianças desnutridas ficam internadas para tratamento e onde as mães permanecem um longo período ocioso. A iniciativa agradou a todas, tem mulheres de todas as idades, deste adolescente até idosas.

Estamos trabalhando também nas comunidades do Maganga I, Adine II e Muela. Além dos trabalhos manuais como bordado, crochê, tricô, corte e costura, promovemos formação através de conversas informais e de material audiovisual.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s